Parabéns por ter interesse em acesso ao curso Como Aprender Mais Rápido! E para acesso às dicas exclusivas por email, preencha o formulário abaixo:


SIM! Quero receber esta aula especial agora

Você comete este erro ao estudar?

Se você está estudando algum assunto e quer descobrir Como Aprender Mais Rápido, então este vídeo é para você.

Os alunos tendem a cometer erros em sua preparação ou nos regimes de estudo nas semanas ou dias que levaram a um exame de alto nível, o que poderia prejudicar seu desempenho, custando pontos cruciais. O principal erro de estudo é estudar na véspera da prova.

Você comete este erro?

Estudar na véspera da prova

Sabe o que mais acontece na época de escola primária? Estudar antes da prova. E não é um erro só cometido por criança não: muitas vezes é um erro cometido pelo doutorando fazendo pós graduação, pelo engenheiro que vai pegar uma certificação, pelo advogado que vai prestar a prova da OAB.

Qual é o problema aqui? Pois estudar antes da prova é algo só pra tirar nota alta. Você vai pra prova, dá aquela revisada belezinha meia hora antes, escreve tudo com pressa antes de esquecer e quando está dando a prova pro professor sente aquele alívio “ahhhhhh que bom, já posso esquecer”. Esse é um erro pois se eu realmente quero APRENDER, esta estratégia não me ajuda. É uma estratégia inclusive modelada para retenção de curto prazo seguida de esquecimento.

Quase todo mundo que estuda na véspera e dá uma revisada alguns minutos antes da prova começar está acionando o que se chama de “memória de curto prazo”.

Memorizar é diferente de aprender

Memorizar pode até servir pra tirar nota e brincar de faz-de-conta dentro da escola. Você memoriza, tira nota alta e depois suspira gostoso com o alívio “que bom, agora já posso esquecer”. Quem memoriza fica indignado quando o professor remarca prova. Não é? “Ah professor! Mas eu já estudei pensando que a prova era hoje! Se a prova for remarcada pra semana que vem, vou ter que estudar de novo!”

Veja a incoerência desse tipo de reclamação. Na escola, infelizmente nós fomos preparados para decorar, pra memorizar. Mas na vida real, não adianta. Na vida real, nós temos que aprender. Para um concurso público, para uma certificação profissional, para um vestibular, para nos tornarmos melhores profissionais, melhores empreendedores… para ficar fluente em inglês ou outro idioma, nós temos que aprender. Pois na vida real não tem faz de conta. O que eu quero dizer com faz de conta? É quando o professor da escola dá dez pra quem decorou a matéria na véspera. Se você é do tipo de pessoa por exemplo que sempre tirou nota dez durante a escola e não conseguiu ser aprovado no Vestibular, é bem provável que você viveu o faz de conta. E estudou com essa estratégia de memorização na véspera.

Memorizar na véspera é bom pra decorar pequenos volumes de conhecimento por pouco tempo antes da prova. Mas quando vem uma prova maior, como um concurso público, uma prova de certificação profissional, um ENEM, Vestibular, ou até Prova da OAB, exame oral de uma banca examinadora, certificado de idiomas, aí não dá certo, porque o conteúdo é muito grande para ser decorado na véspera.

Memorizar não é aprender

Há uma grande diferença entre memorizar e aprender. O que é mais interessante é que a maioria dos estudantes não sabe disso.

Estudar na véspera da prova é um dos maiores erros cometido pelos estudantes, mesmo que eu consiga alcançar uma nota alta, é um esforço muito grande. Muito! Principalmente se é um volume grande de material para estudar, o custo-benefício não compensa. Tem inclusive nome: é memorização por força bruta, que é o jeito mais ineficiente de todos para aprender algo. É um processo lento, cansativo, dá sono e causa muita frustração. Por isso que aluno fica babando… óbvio, é muito chato estudar desse jeito, na decoreba. Na memorização por força bruta, você gasta muito mais tempo na cadeira lendo e relendo pra decorar as coisas do que se usasse outras técnicas de estudo. Que aliás ajudam a reter o conhecimento no longo prazo.

Tudo o que você memoriza você vai esquecer eventualmente

Infelizmente, muitos exames são estruturados em torno de nossa capacidade de lembrar fatos e exercícios e não de realmente mostrar entendimento sobre o que aprendemos. Considerando que o objetivo principal é aprender, os exames são realmente inúteis se dependerem da memorização. Se você memorizou alguma coisa para passar no exame, você já notou que, depois de passar no exame, quase tudo que você memorizou parece desaparecer?

Quando realmente aprendemos, conectamos o conhecimento anterior ao conhecimento atual e construímos uma espécie de rede de conhecimento por meio de nossa rede neural em nossos cérebros. É como se você desenhasse uma linha entre os pontos em um papel em branco para conectar os pontos. Quando você memoriza, você normalmente não conecta esses pontos e as coisas que você deveria ter aprendido simplesmente desaparecem depois que você passa no exame. Se o seu propósito é realmente aprender e lembrar, a memorização tem o efeito oposto: você vai esquecer a maioria das coisas que você deve saber …

Honestamente, por que memorizamos quando temos computadores? Um argumento muito comum é que, se não memorizamos, paramos de usar nosso cérebro. A beleza do nosso cérebro reside na sua capacidade de entender, pensar e aprender. A tecnologia nos permite desenvolver ferramentas para tornar a vida mais fácil para nós, mas não pode substituir nossa função principal como um ser humano que é pensar. A beleza de entender tudo o que você faz é sempre lembrar e entender. É muito parecido com andar de bicicleta. Depois de aprender, você não vai esquecer.

Muito deste comportamento errado vem de um sistema educacional que nos ensinou a abordagem errada desde o início. Mas acredito que temos uma certa responsabilidade pessoal de mudar esse comportamento. Quando você pára de pensar, você se torna um computador (pensar não é o mesmo que ter pensamentos). As coisas que nos fazem humanos são a nossa capacidade de pensar, criar e imaginar. Tire isso, e você se tornará muito infeliz. Além disso, memorização faz você estressado. Você se estressa porque não entende. E sempre tememos o que não entendemos. Memorização cria fronteiras e muros em sua mente; você não explora e expande seus pensamentos, mas permite-se criar barreiras para sua imaginação.

O que é a aprendizagem?

De acordo com o dicionário do Merriam-Webster, a aprendizagem é “o ato de uma pessoa que ganha conhecimento ou habilidade com ensino ou estudo”. Para que o aprendizado ocorra, duas coisas precisam ocorrer – aplicação e transferência. Simplificando, a informação tem que ser aplicada a situações da vida real para aumentar a compreensão e depois para ser transferida para a memória de longo prazo.

Muitos estudantes subestimam a importância do sono e minam sua experiência de aprendizado, pois é um componente necessário para a transferência de informações. Está no estágio de sono, onde o corpo se reconstrói para reparar o dano de “hoje” e também transfere informações da memória de curto prazo para a memória de longo prazo. Apenas conhecer esse ponto sozinho pode fazer muito para aumentar o foco de memória e diminuir a ansiedade do teste. Embora o preenchimento possa atender aos primeiros critérios de aplicação de conteúdo, a transferência não ocorre com as novas informações adquiridas e simplesmente escapa ao esquecimento das informações.

Evite memorizações de última hora e aproveite as horas antes do exame para relaxar

Nas horas antes do exame você deve revisar um pouco, mas sobretudo relaxar. Você só precisa ser muito estratégico com o seu tempo. Apenas divida o tempo restante antes do exame em duas partes iguais. Uma parte para revisão da matéria e outra para relaxar. Não fique agarrado aos livros estressando!

Revise os conceitos de nível superior do material do curso. Para fazer isso, você examine os capítulos de seu livro, não indo em profundidade lendo parágrafos completos. Ao folhear, escreva (ou desenhe) um esboço básico dos principais conceitos e ideias do material. Escrever coisas (mesmo que seja em formato básico) ajuda o cérebro a consolidar melhor o material. Este esboço deve ser super básico, por exemplo, neste formato de lista:

-Conceito principal ou idéia
-Por que isso é importante?
-Exemplo ou aplicação
-Segundo conceito principal ou ideia
-Por que isso é importante?
-Exemplo ou aplicação

Enquanto você escreve seu esboço, repasse os principais conceitos em voz alta. Imagine que você está explicando isso para outra pessoa, em outras palavras, finja que está ensinando. Isso ajudará você a reforçar o que sabe e a aumentar sua confiança.

Agora que você falou sobre o material, afaste-se e passe para a segunda metade do tempo que ainda resta para fazer isso: relaxe.

Dê um pequeno passeio para aumentar seu poder cerebral. Realizar algum tipo de exercício físico, mesmo que seja muito curto, melhora o desempenho cognitivo do cérebro e a capacidade de resolver problemas. Afaste-se da sua mesa, vá para fora e caminhe por 20 minutos. Se o seu bairro ou campus universitário for barulhento, leve seus fones de ouvido com você e ouça música instrumental relaxante.

Faça um lanche leve para não ficar distraído por causa de fome. Mas que não seja um lanche pesado que deixe você com sono.

Dê a si mesmo 5 minutos para ficar quieto e apenas respirar. Você provavelmente teve algumas semanas agitadas até este momento, e esta é a hora em que você deve simplesmente pausar e acalmar seus pensamentos. Vá a um lugar tranquilo, sente-se confortavelmente no chão ou em uma cadeira, feche os olhos e respire profundamente algumas vezes. Tente fazer 10 respirações profundas, inspirando lentamente pelo nariz e exalando pela boca. Para um impacto ainda maior, vá para outro 10. Tente se concentrar apenas no ato de respirar e nada mais. Quando terminar, abra os olhos e estique os braços acima da cabeça.

Assim que o exame terminar, você ficará feliz por ter evitado erros antigos e por ter estudado e não memorizado! O dia do exame é bastante difícil. Você já tem muitas coisas para se preocupar. Então não seja seu pior inimigo. Tente reconhecer e corrigir os seus erros, para que você tenha calma e confiança no dia do exame. Mantenha sua cabeça erguida e sua mente clara, e você vai se sair bem!

Eu quero te passar as dicas completas para você descobrir Como Aprender Mais Rápido. Para isso, te convido para utilizar o formulário acima e cadastrar seu email para receber as aulas especiais.

Seiiti Arata

Orientador nos cursos Arata Academy, que já impactaram dezenas de milhares de estudantes em cinco continentes. Profissional de desenvolvimento pessoal considerado escolha número um (top of mind) por líderes, empresários, estudantes e formadores de opinião.