Resumo Arata Academy | Atomic Habits – Hábitos Atômicos – James Clear
Para descobrir como criar hábitos ideais e remover hábitos indesejados, veja este resumo abaixo:

Gostou da aula sobre criação de hábitos? Receba seu presente usando o formulário abaixo para colocar as dicas da aula em prática usando seu smartphone como ferramenta aliada nessa missão:



Presente para você:

Utilize o formulário ao lado para receber uma seleção comentada dos melhores habit trackers (ferramentas de rastreamento de hábitos) em seu email, junto com uma série de aulas especiais para viver o melhor ano de sua vida:

SIM! Confirmo ter interesse em receber a lista de ferramentas agora





Atomic Habits – Resumo Arata Academy

Você acredita que hábitos minúsculos como fazer só uma flexão, ler só uma página de um livro ou passar o fio dental em apenas um dente podem ser capazes de mudar a sua vida?

Esses “hábitos atômicos” são mais importantes do que grandes atitudes para quem deseja realmente mudar de vida.

Isso acontece porque, no começo, importa mais a habilidade de praticar o hábito do que o hábito propriamente dito. Ou seja, mesmo hábitos do tamanho de um átomo vão gerar no longo prazo benefícios que crescem exponencialmente.

Se você já tentou e não conseguiu formar hábitos como se alimentar melhor, estudar diariamente, ler mais livros, falar outros idiomas ou juntar dinheiro, pode e deve usar a estratégia de reduzir e facilitar ao máximo esses comportamentos.

Para isso, você precisa entender as quatro etapas de um hábito: gatilho, desejo, resposta e recompensa. E precisa aplicar as quatro leis que regem cada uma dessas etapas, seja para criar um novo hábito ou para abandonar um mau hábito.

1ª Lei: Torne o hábito óbvio

Um hábito é um comportamento que foi repetido tantas vezes que se tornou automático.

Se esse comportamento não for suficiente em qualquer uma das quatro etapas (gatilho, desejo, resposta e recompensa), ele dificilmente vai se transformar em um hábito.

Funciona assim: o gatilho desperta um desejo, que motiva uma resposta, que gera uma recompensa.

Um modelo simples e eficiente para planejar um gatilho é a fórmula: Eu vou fazer tal comportamento em tal momento em tal lugar.

2ª Lei: Torne o hábito atrativo

O gatilho dispara a segunda das quatro etapas de um hábito: o desejo.

Para criar novos hábitos a segunda lei diz para tornarmos esse hábito atrativo. Nosso objetivo aqui é criar um desejo irresistível de cumprir aquele novo hábito.

O segredo para isso é associar o hábito que você quer criar a uma experiência positiva.

Para se livrar de hábitos ruins, a inversão da segunda lei é: torne o hábito pouco atrativo. Se ele não for atrativo, não vai gerar desejo e você não vai ter motivo para agir.

3ª Lei: Torne o hábito fácil

Nós somos governados pela lei do menor esforço. Por isso, quanto mais fácil for para você realizar um hábito, mais fácil será criar e manter esse hábito.

Quanto mais você praticar um hábito, por menor que seja, mais o seu cérebro vai se adaptar para fazer aquela tarefa no piloto automático, da mesma maneira que um músculo se adapta a um exercício físico feito muitas vezes.

É por isso que você pode criar hábitos a partir de respostas extremamente fáceis.

4ª Lei: Torne o hábito satisfatório

O ponto mais importante para a criar e manter um hábito é você se sentir bem, mesmo que seja apenas uma pequena satisfação momentânea. O sentimento de sucesso é um sinal de que o que você acabou de fazer realmente valeu a pena.

Ninguém quer ter como hábito ficar fazendo uma coisa que detesta. Por isso a quarta lei é tornar o seu novo hábito satisfatório.

Quanto mais satisfatória for a sua experiência com o novo comportamento, maior será sua tendência em repetir esse comportamento até que ele se torne um hábito.

Seiiti Arata

Orientador nos cursos Arata Academy, que já impactaram dezenas de milhares de estudantes em cinco continentes. Profissional de desenvolvimento pessoal considerado escolha número um (top of mind) por líderes, empresários, estudantes e formadores de opinião.


Presente: ferramentas de rastreamento de hábito


Sim! Informar o email onde receberei as dicas extras agora