Guia Nostr – parte 01 – Comece rápido!

Este é um guia prático e direto ao ponto. Existe muito a ser dito e por isso de propósito não vou explicar muita teoria. Acredito que você pode aprender fazendo e vai melhorando ao longo do caminho.

Neste guia prático, você vai:


1 – Criar suas chaves

2 – Salvar suas Chaves

3 – Publicar sua primeira mensagem

1 – Criar suas Chaves

O primeiro passo é criar seu próprio par de Chaves. HEIN? Que é isso? Calma. Se precisar de explicação teórica disso, clique abaixo:

O que é Chave Pública e Privada? Clique AQUI para ver o conteúdo de apoio opcional.

O Nostr usa um sistema diferente dos sites comuns. Em vez de usar um nome de usuário e senha, ele usa um par de chaves: uma Chave pública e uma Chave privada.

  • Chave Pública: Pense nela como o seu nome de usuário. Chave Pública é uma sequência de caracteres que geralmente começa com npub1.
    A pública (como o próprio nome diz) é a chave que você compartilha com os outros. Eles a usam para identificar você no Nostr. Mais abaixo você vai ver que eu estou compartilhando a minha Chave Pública para você me adicionar.
  • Chave Privada: Esta é como a sua senha, mas muito mais segura. Chave Privada é uma sequência de caracteres que geralmente começa com nsec1. Você nunca deve compartilhar sua chave privada com ninguém (lembre disso, vamos voltar a este ponto nas próximas partes deste guia prático). A Chave Privada permite que você mande mensagens.

Diferença para Usuário e Senha: No modelo tradicional, você tem um nome de usuário e uma senha. Se alguém descobrir sua senha, pode acessar sua conta.

Num serviço centralizado (Instagram, X, TikTok…) se alguém invadir sua conta descobrindo sua senha, algumas vezes a empresa que oferece esse serviço centralizado consegue ajudar você a recuperar a conta trocando a senha.

No Nostr, não é assim! A Chave Privada é só sua você é responsável pela proteção.

Existem diferentes maneiras de criar as suas Chaves. Algumas são mais complicadas e lentas e outras são mais rápidas, com diferente grau de segurança. No futuro desta série vou explicar mais.

Como estamos seguindo uma filosofia de colocar em prática com rapidez, você vai primeiro criar as Chaves através de um cliente Nostr:

Android: app Amethyst

Clique aqui para instalar o Amethyst que é um app intuitivo e que vai gerar suas Chaves.

O Amethyst tem opção de configurar para língua portuguesa: clique no seu perfil (topo superior esquerdo) e então selecione o ícone de engrenagem para Configurações e escolha Linguagem – Português.

iPhone: Iris versão web

Infelizmente a Apple não permite apps com zaps diretamente em Notas e isso reduz o seu grau de liberdade no Nostr. Por isso, não recomendo que você use apps iOS para o Nostr por enquanto.

Abra o seu navegador como Safari e use a versão web do Iris – este link te leva direto para a página de criar Chaves.

Na data de hoje, o Iris é talvez o único cliente Nostr web que oferece um menu para selecionar idioma português.

Desktop: Iris versão web

Em desktop, para começar você pode usar a versão web do Iris – este link te leva direto para a página de criar Chaves.

2 – Salvar suas Chaves

Esta é uma parte importante do treinamento. No Nostr, como não existe uma empresa centralizadora por trás, é você quem deve ter controle das suas Chaves.

Em um lugar seguro, deixe anotada a sua Chave Privada. Pode ser um caderno de papel que mais ninguém fica mexendo. Ou um aplicativo seguro que somente você tem acesso, como um gerenciador de senhas.

Salvando Chaves geradas no Amethyst:

Se estiver no Amethyst, clique no seu perfil (topo superior esquerdo) e então selecione o ícone de chave (Cópia de segurança das chaves) e siga as instruções. Ele vai pedir a senha de segurança geral do seu celular Android. E ao digitar, sua Chave Privada será copiada para a área de transferência. Você então poderá colar em um lugar seguro.

Salvando Chaves geradas no Iris:

Se estiver no Iris, logo no momento inicial de criação das suas Chaves vai aparecer uma mensagem sugerindo fazer o backup (cópia de segurança). Clique em “Backup now” e vai visualizar tanto a Chave Pública e a Chave Privada, além de uma sequencia de 24 palavras Mnemônicas. Deixe tudo bem anotado.

Caso precise retornar, você pode clicar no seu perfil (canto inferior direito) e então Configurações. Lá, vai encontrar o icone de chave com o item Export Keys.

3 – Escreva sua primeira mensagem!

Pronto, agora você já vai observar que tanto o cliente Amethyst como o Iris são parecidos na interface como redes sociais centralizadas como o Twitter. Experimente clicar em criar uma nova mensagem e publique o que desejar.

Atividade bonus:


1 – Use a função de busca do cliente que vc estiver usando (seja Amethyst ou Iris)

2 – Me procure, usando minha Chave Pública: npub1vwcy6na4rcx6r43fqyxkhzzdvqufctnx06ywvrnajmq9p3mu27yqxy04ch

3 – Ao encontrar meu perfil, veja quais são minhas Notas (posts) mais recentes e me responda por lá dizendo:

Completei os 3 passos do arata.se/gn01

E isso me ajuda a saber que este guia teve utilidade para vc. Te espero lá!