Oferecimento: curso FOCO.
O canal YouTube da Arata Academy possui menos de 10% do acervo de vídeos que produzimos. Para acesso completo aos nossos melhores materiais, assine a nossa lista de emails.
Imagine se concentrar em um único objetivo.
Já pensou no quanto você poderá realizar? Aprenda a controlar seu FOCO e manter sua cabeça livre de distrações.
Este eBook poderá ser lido em apenas 15 minutos e condensa informação valiosa e prática para você conseguir manter sua concentração em um único objetivo de cada vez. Clique no botão abaixo para baixar agora.
Por que é importante focar em um objetivo? Foco é especial porque influencia outros desafios em nossas vidas. Com mais foco eu posso ter mais disciplina; Eu posso adquirir melhores habilidades, mais recursos.
É por isso que ter foco realmente importa e merece prioridade.
1. Não diga “sim” para tudo
O foco determina nossos pensamentos, nossas emoções, nossa realidade. O foco amplia a magnitude daquilo que temos na nossa frente.
Só que quando a gente está distraído, começamos a correr atrás de um monte de coisa ao mesmo tempo. Diluimos o foco.
Ao focar em um objetivo de cada vez, aumentam as chances de terminar uma coisa e ir para a próxima coisa.
Quanto mais equilibramos várias coisas ao mesmo tempo, maiores as chances de que deixar algumas delas caírem. Esse é o problema de dizer sim a tudo: é coisa demais pra ficar fazendo malabarismo.
E não estamos falando apenas de ser mais produtivo. Isto tem a ver com qualidade de vida, com auto-estima. Sabe porque? Ora, veja só: estamos agradando outras pessoas, cuidando das necessidades dos outros… mas nós não estamos cuidando das nossas próprias necessidades. Quando a gente menos percebe, a nossa vida está passando.
No final da vida muitas pessoas se queixam de ter levado uma vida sem um propósito mais elevado, sem significado. Isso é ser reativo. Isso é viver sem estar presente.
2. Limpar e simplificar
Segunda dica: Vamos limpar e simplificar.
Olhe pra sua mesa. Se você tem um monte de papel, envelopes e objetos não relacionados com a tarefa adiante, limpe tudo. Vamos simplificar o nosso espaço de trabalho para podermos nos concentrar.
Esta é a coisa mais óbvia a fazer, mas há uma outra mesa para limparmos: é a mesa mental onde as decisões são tomadas. Quanto mais decisões tomamos, mais cansados nós ficamos. E isso enfraquece nossa capacidade de tomar decisões de alta qualidade.
As atividades sociais pode sugar a nossa vitalidade, principalmente quando temos que escolher entre aceitar um convite, dizer não pra outro convite, evitar magoar as pessoas. Estas situações sempre me lembram como é importante usar boas habilidades de comunicação.
Com boa comunicação podemos gerenciar as expectativas e ser transparentes, de modo que todos são capazes de compreender e respeitar as nossas escolhas.
Toda vez que eu tive alguma frustração no passado, foi porque eu não me comuniquei adequadamente, o que levou a mal-entendidos e falsas expectativas. Fiquei reativo e me esforçando para atender as necessidades de todo mundo. Deste modo não será possível focar em um objetivo apenas: estaremos dispersos!
Você está lendo um artigo sobre como focar em um objetivo de cada vez. As pessoas que estão realmente comprometidas em aumentar o foco podem ter acesso ao curso completo FOCO clicando aqui.
3. Vamos falar de competências digitais para focar?
Quando temos muitas abas abertas em nossos navegadores, isso também reduz muito o nosso foco. Existe uma razão para que essa aba estar aberto.
Existe uma razão porque eu deixei o outro aplicativo é aberto. Isso tudo é meta-informação, só que a meta-informação muda: talvez depois de eu resolver algo naquela primeira aba, eu já não precise mais da terceira aba aberta. O problema é que nós temos que lembrar toda essa meta-informação enquanto estamos fazendo outras coisas.
Este malabarismo mental rouba o nosso foco.
E isso leva a ainda piores escolhas, porque nós ficamos cada vez mais distraídos, e de repente estamos assistindo a vídeos de gatinhos no YouTube.
4. Ativo e reativo
O que acontece quando abrimos o Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer mídia social, sem intenção? Você realmente acredita que conseguirá focar em um objetivo sem se distrair?
As coisas aleatórias começam a pipocar na frente de nossos olhos. Tá, e daí? E daí que nós temos que tomar decisões. Devemos apertar o botão Curtir? Será que devemos responder? Devemos compartilhar? Devemos clicar nesse link?
Esta tomada de decisão é cansativa, é uma vitalidade que poderia ser usada para outras coisas mais úteis.
Então, ao invés de reagir a todos esses estimulos, o que devemos fazer? Nos treinamentos da Arata Academy, nós aprendemos a primeiro identificar os nossos objetivos.
É fundamental compreender as nossas necessidades. Em seguida, vamos nos concentrar e focar nas decisões que nos ajudarão a continuar avançando.
Para identificar os nossos objetivos, precisamos reconhecer as nossas necessidades e a intenção por trás dessas necessidades. Isso é ser ativo. O que seria então o comportamento oposto?
5. Para focar em um objetivo de cada vez é necessário ser ativo.
O contrário de ser ativo é chegar sem nenhum objetivo, e esperar que alguém nos peça para fazer alguma coisa. Isso é ser reativo. Isso é dizer SIM pra todo mundo e sair correndo igual desesperado pra fazer malabarismo, tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo sem um propósito claro.
É ficar ocupado com coisas que não têm necessariamente a ver com o nosso propósito.
Olha. Eu amo ajudar as pessoas. Você já percebeu isso olhando os vídeos aqui do canal youtube. Só pra você ter ideia, toda vez que eu saio e faço alguma atividade com um amigo, a primeira pergunta que faço assim é: “E aí? Você gostou?” – Por que eu faço isso? É que eu tenho grande satisfação pessoal de fazer coisas para outras pessoas.
Isso é bom, é agradável, mas pra ser saudável a gente também não pode esquecer de fazer coisas pra nós mesmos. É auto-estima, é qualidade de vida.
É por isso que é tão importante entender primeiro o que nós queremos, quais são nossas necessidades. Qual é o objetivo que queremos alcançar?
Uma vez que tenho clareza nisso, então eu posso identificar quais medidas são necessárias, e, em seguida, aplicar o foco.
Essa foi a mensagem de hoje. Concentrar em um objetivo de cada vez. Parar de dizer sim a tudo. Limpar e simplificar o nosso processo de tomada de decisão. Adotar uma postura ativa, em vez de uma abordagem reativa.
Hoje vimos o quanto é importante ter algumas metas claras para seguir em frente, para aumentar o nosso foco. Para continuar, minha recomendação é você ativar seu acesso completo ao curso FOCO aqui. Bom proveito!