Arata Academy

Como focar em um objetivo de cada vez

Oferecimento: curso FOCO.
O canal YouTube da Arata Academy possui menos de 10% do acervo de vídeos que produzimos. Para acesso completo aos nossos melhores materiais, assine a nossa lista de emails.

download-gratis-ebook-foco-daniel-goleman-resumo

Imagine se concentrar em um único objetivo.

Já pensou no quanto você poderá realizar? Aprenda a controlar seu FOCO e manter sua cabeça livre de distrações.

Este eBook poderá ser lido em apenas 15 minutos e condensa informação valiosa e prática para você conseguir manter sua concentração em um único objetivo de cada vez. Clique no botão abaixo para baixar agora.

Fazer download do livro FOCO




Oi! Seiiti Arata. Hoje nosso papo é sobre concentração e a capacidade de focar em um objetivo. E a pergunta principal é: Como focar em um objetivo de cada vez?

Como focar em um objetivo de cada vez (Oi! Seiiti Arata 06)

Por que é importante focar em um objetivo? Foco é especial porque influencia outros desafios em nossas vidas. Com mais foco eu posso ter mais disciplina; Eu posso adquirir melhores habilidades, mais recursos.

É por isso que ter foco realmente importa e merece prioridade.

1. Não diga “sim” para tudo

O foco determina nossos pensamentos, nossas emoções, nossa realidade. O foco amplia a magnitude daquilo que temos na nossa frente.

Só que quando a gente está distraído, começamos a correr atrás de um monte de coisa ao mesmo tempo. Diluimos o foco.

Ao focar em um objetivo de cada vez, aumentam as chances de terminar uma coisa e ir para a próxima coisa.

FOCO é especial (Oi! Seiiti Arata 06)

Quanto mais equilibramos várias coisas ao mesmo tempo, maiores as chances de que deixar algumas delas caírem. Esse é o problema de dizer sim a tudo: é coisa demais pra ficar fazendo malabarismo.

E não estamos falando apenas de ser mais produtivo. Isto tem a ver com qualidade de vida, com auto-estima. Sabe porque? Ora, veja só: estamos agradando outras pessoas, cuidando das necessidades dos outros… mas nós não estamos cuidando das nossas próprias necessidades. Quando a gente menos percebe, a nossa vida está passando.

No final da vida muitas pessoas se queixam de ter levado uma vida sem um propósito mais elevado, sem significado. Isso é ser reativo. Isso é viver sem estar presente.

2. Limpar e simplificar

Segunda dica: Vamos limpar e simplificar.

Olhe pra sua mesa. Se você tem um monte de papel, envelopes e objetos não relacionados com a tarefa adiante, limpe tudo. Vamos simplificar o nosso espaço de trabalho para podermos nos concentrar.

limpe seu escritório mental (Oi! Seiiti Arata 06)

Esta é a coisa mais óbvia a fazer, mas há uma outra mesa para limparmos: é a mesa mental onde as decisões são tomadas. Quanto mais decisões tomamos, mais cansados nós ficamos. E isso enfraquece nossa capacidade de tomar decisões de alta qualidade.

As atividades sociais pode sugar a nossa vitalidade, principalmente quando temos que escolher entre aceitar um convite, dizer não pra outro convite, evitar magoar as pessoas. Estas situações sempre me lembram como é importante usar boas habilidades de comunicação.

Com boa comunicação podemos gerenciar as expectativas e ser transparentes, de modo que todos são capazes de compreender e respeitar as nossas escolhas.

Toda vez que eu tive alguma frustração no passado, foi porque eu não me comuniquei adequadamente, o que levou a mal-entendidos e falsas expectativas. Fiquei reativo e me esforçando para atender as necessidades de todo mundo. Deste modo não será possível focar em um objetivo apenas: estaremos dispersos!


Oferecimento: curso FOCO – Arata Academy
Você está lendo um artigo sobre como focar em um objetivo de cada vez. As pessoas que estão realmente comprometidas em aumentar o foco podem ter acesso ao curso completo FOCO clicando aqui.

3. Vamos falar de competências digitais para focar?

Quando temos muitas abas abertas em nossos navegadores, isso também reduz muito o nosso foco. Existe uma razão para que essa aba estar aberto.

Muitas abas abertas no navegador diminuem seu foco (Oi! Seiiti Arata 06)

Existe uma razão porque eu deixei o outro aplicativo é aberto. Isso tudo é meta-informação, só que a meta-informação muda: talvez depois de eu resolver algo naquela primeira aba, eu já não precise mais da terceira aba aberta. O problema é que nós temos que lembrar toda essa meta-informação enquanto estamos fazendo outras coisas.

Este malabarismo mental rouba o nosso foco.

E isso leva a ainda piores escolhas, porque nós ficamos cada vez mais distraídos, e de repente estamos assistindo a vídeos de gatinhos no YouTube.

Vendo gatinhos no youtube (Oi! Seiiti Arata 06)

4. Ativo e reativo

O que acontece quando abrimos o Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer mídia social, sem intenção? Você realmente acredita que conseguirá focar em um objetivo sem se distrair?

As coisas aleatórias começam a pipocar na frente de nossos olhos. Tá, e daí? E daí que nós temos que tomar decisões. Devemos apertar o botão Curtir? Será que devemos responder? Devemos compartilhar? Devemos clicar nesse link?

Esta tomada de decisão é cansativa, é uma vitalidade que poderia ser usada para outras coisas mais úteis.

Então, ao invés de reagir a todos esses estimulos, o que devemos fazer? Nos treinamentos da Arata Academy, nós aprendemos a primeiro identificar os nossos objetivos.

É fundamental compreender as nossas necessidades. Em seguida, vamos nos concentrar e focar nas decisões que nos ajudarão a continuar avançando.

O propósito orienta nossas próximas tarefas (Oi! Seiiti Arata 06)

Para identificar os nossos objetivos, precisamos reconhecer as nossas necessidades e a intenção por trás dessas necessidades. Isso é ser ativo. O que seria então o comportamento oposto?

5. Para focar em um objetivo de cada vez é necessário ser ativo.

O contrário de ser ativo é chegar sem nenhum objetivo, e esperar que alguém nos peça para fazer alguma coisa. Isso é ser reativo. Isso é dizer SIM pra todo mundo e sair correndo igual desesperado pra fazer malabarismo, tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo sem um propósito claro.

É ficar ocupado com coisas que não têm necessariamente a ver com o nosso propósito.

Comportamento ativo e comportamento reativo (Oi! Seiiti Arata 06)

Olha. Eu amo ajudar as pessoas. Você já percebeu isso olhando os vídeos aqui do canal youtube. Só pra você ter ideia, toda vez que eu saio e faço alguma atividade com um amigo, a primeira pergunta que faço assim é: “E aí? Você gostou?” – Por que eu faço isso? É que eu tenho grande satisfação pessoal de fazer coisas para outras pessoas.

Isso é bom, é agradável, mas pra ser saudável a gente também não pode esquecer de fazer coisas pra nós mesmos. É auto-estima, é qualidade de vida.

É por isso que é tão importante entender primeiro o que nós queremos, quais são nossas necessidades. Qual é o objetivo que queremos alcançar?

Uma vez que tenho clareza nisso, então eu posso identificar quais medidas são necessárias, e, em seguida, aplicar o foco.

Essa foi a mensagem de hoje. Concentrar em um objetivo de cada vez. Parar de dizer sim a tudo. Limpar e simplificar o nosso processo de tomada de decisão. Adotar uma postura ativa, em vez de uma abordagem reativa.

Hoje vimos o quanto é importante ter algumas metas claras para seguir em frente, para aumentar o nosso foco. Para continuar, minha recomendação é você ativar seu acesso completo ao curso FOCO aqui. Bom proveito!


download-gratis-ebook-foco-daniel-goleman-resumo

Próximo passo: aumente seu FOCO.

Parabéns por concluir este artigo sobre Como focar em um objetivo de cada vez. Agora é hora de aprender a controlar seu FOCO e manter sua cabeça livre de distrações.

Baixe agora este livro clicando no botão abaixo para continuar.

Fazer download do livro FOCO