Como focar em um objetivo de cada vez | Parabéns por ter interesse em assumir controle do seu FOCO! E para acesso às dicas por email, começando com a aula especial sobre FOCO, preencha o formulário abaixo:


SIM! Quero receber esta aula especial agora

Como focar em um objetivo de cada vez

Por que é importante manter o foco?

Foco é especial porque influencia outros desafios em nossas vidas. Com mais foco eu posso ter mais disciplina; Eu posso adquirir melhores habilidades, mais recursos.

É por isso que ter foco realmente importa e merece prioridade.

Vamos ver hoje cinco dicas para você manter o foco em um objetivo de cada vez. Em vez de ter muitos objetivos pequenos que são em grande parte sem sentido, vá para os grandes objetivos.

Como Focar Em Um Objetivo De Cada Vez - Curso FOCO - Arata Academy - Seiiti Arata

Para acesso à aula especial, preencha seu email utilizando o formulário acima. Bom proveito! – Seiiti Arata

1. Não diga “sim” para tudo

O foco determina nossos pensamentos, nossas emoções, nossa realidade. O foco amplia a magnitude daquilo que temos na nossa frente.

Só que quando a gente está distraído, começamos a correr atrás de um monte de coisas ao mesmo tempo. Diluímos o foco.

Ao concentrar em uma coisa de cada vez, aumentam as chances de terminar uma coisa e ir para a próxima coisa. Quanto mais equilibramos várias coisas ao mesmo tempo, maiores as chances de que deixar algumas delas caírem.

Esse é o problema de dizer sim a tudo: é coisa demais pra ficar fazendo malabarismo.E não estamos falando apenas de ser mais produtivo. Isto tem a ver com qualidade de vida, com auto-estima. Sabe porque?

Ora, veja só: estamos agradando outras pessoas, cuidando das necessidades dos outros… Mas nós não estamos cuidando das nossas próprias necessidades. Quando a gente menos percebe, a nossa vida está passando.

No final da vida muitas pessoas se queixam de ter levado uma vida sem um propósito mais elevado, sem significado. Isso é ser reativo. Isso é viver sem estar presente.

2. Limpar e simplificar

Segunda dica: Vamos limpar e simplificar. Não há uma maneira de encontrar foco, mas o que funciona para mim é limpar tudo e criar um pequeno espaço de foco tranquilo.

Depois de ter esse ambiente continue sua tarefa. Não faça nada além dessa tarefa. Não mude para outra tarefa. Olhe pra sua mesa. Se você tem um monte de papel, envelopes e objetos não relacionados com a tarefa adiante, limpe tudo.

Limpe os espaços físico e mental.

Vamos simplificar o nosso espaço de trabalho para podermos nos concentrar. Esta é a coisa mais óbvia a fazer, mas há uma outra mesa para limparmos: é a mesa mental onde as decisões são tomadas. Quanto mais decisões tomamos, mais cansados nós ficamos. E isso enfraquece nossa capacidade de tomar decisões de alta qualidade.

Limpar e simplificar - Como Focar Em Um Objetivo De Cada Vez - Curso FOCO - Arata Academy - Seiiti Arata

As atividades sociais podem sugar a nossa vitalidade, principalmente quando temos que escolher entre aceitar um convite, dizer não pra outro convite, evitar magoar as pessoas. Estas situações sempre me lembram como é importante usar boas habilidades de comunicação.

Com boa comunicação podemos gerenciar as expectativas e ser transparentes, de modo que todos são capazes de compreender e respeitar as nossas escolhas. Toda vez que eu tive alguma frustração no passado, foi porque eu não me comuniquei adequadamente, o que levou a mal-entendidos e falsas expectativas. Fiquei reativo e me esforçando para atender as necessidades de todo mundo.

Vamos falar de competências digitais?

Quando temos muitas abas abertas em nossos navegadores, isso também reduz muito o nosso foco. Existe uma razão para essa aba estar aberta. Existe uma razão porque eu deixei o outro aplicativo aberto. Isso tudo é meta-informação, só que a meta-informação muda: talvez depois de eu resolver algo naquela primeira aba, eu já não precise mais da terceira aba aberta.

O problema é que nós temos que lembrar toda essa meta-informação enquanto estamos fazendo outras coisas. Este malabarismo mental rouba o nosso foco. E isso leva a ainda piores escolhas, porque nós ficamos cada vez mais distraídos, e de repente estamos assistindo a vídeos de gatinhos no YouTube.

Comece pequeno e melhore gradualmente.

Você só precisa se concentrar por um minuto no começo. Limpe tudo, escolha uma tarefa importante e faça isso por um minuto sem trocar.

Se recompense. A recompensa para se concentrar por um minuto pode ser um minuto (ou 30 segundos) levante-se e faça uma caminhada de um minuto. Estique, beba um pouco de água, massageie seu pescoço, aproveite sua pequena vitória.

Repita. Continue fazendo um foco de um minuto, um minuto de recompensa (ou de 1 minuto a 30 segundos se quiser) por cerca de meia hora (15 de cada).

Aumente em pequenos passos. Amanhã, faça dois minutos, um minuto de folga. Repita isso por 30 minutos, faça isso no final do dia também.

Continue dando pequenos passos. Eu acho que você pode ver o padrão agora.

Por exemplo: Faça três minutos, um minuto no terceiro dia, depois 4: 1 e depois 5: 1. Quando chegar a 10 minutos, seja louco e faça uma pausa de 2 minutos. Quando você chegar a 20 minutos, faça um intervalo de 3 minutos. Com 30 minutos de foco, você ganhou um intervalo de 5 minutos. E quando você estiver com 30 minutos, você pode ficar lá.

3. Ativo e reativo

O que acontece quando abrimos o Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer mídia social, sem intenção? As coisas aleatórias começam a pipocar na frente de nossos olhos.

Tá, e daí? E daí que nós temos que tomar decisões: Devemos apertar o botão Curtir? Será que devemos responder? Devemos compartilhar? Devemos clicar nesse link?

Essa tomada de decisão é cansativa, é uma vitalidade que poderia ser usada para outras coisas mais úteis.

Então, ao invés de reagir a todos esses estímulos, o que devemos fazer? Nos treinamentos da Arata Academy, nós aprendemos a primeiro identificar os nossos objetivos.

É fundamental compreender as nossas necessidades. Em seguida, vamos nos concentrar e focar nas decisões que nos ajudarão a continuar avançando.

Não diga sim para tudo - Como Focar Em Um Objetivo De Cada Vez - Curso FOCO - Arata Academy - Seiiti Arata

Como podemos identificar nossos objetivos para sermos ativos?

Para identificar os nossos objetivos, precisamos reconhecer as nossas necessidades e a intenção por trás dessas necessidades. Isso é ser ativo. O que seria então o comportamento oposto?

O contrário de ser ativo é chegar sem nenhum objetivo, e esperar que alguém nos peça para fazer alguma coisa. Isso é ser reativo. Isso é dizer SIM pra todo mundo e sair correndo igual desesperado pra fazer malabarismo, tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo sem um propósito claro. É ficar ocupado com coisas que não têm necessariamente a ver com o nosso propósito.

Olha. Eu amo ajudar as pessoas. Você já percebeu isso olhando os vídeos aqui do canal youtube. Só pra você ter ideia, toda vez que eu saio e faço alguma atividade com um amigo, a primeira pergunta que faço assim é: “E aí? Você gostou?”

– Por que eu faço isso? É que eu tenho grande satisfação pessoal de fazer coisas para outras pessoas. Isso é bom, é agradável, mas pra ser saudável a gente também não pode esquecer de fazer coisas pra nós mesmos. É auto-estima, é qualidade de vida.

É por isso que é tão importante entender primeiro o que nós queremos, quais são nossas necessidades. Qual é o objetivo que queremos alcançar?

Uma vez que tenho clareza nisso, então eu posso identificar quais medidas são necessárias, e, em seguida, aplicar o foco!

Uma das melhores formas para você aplicar seu foco e seguir seus objetivos é recorrendo a uma lista de tarefas!

4. Crie uma lista de tarefas organizada

Anote tudo o que você precisa fazer

Se você está se sentindo sobrecarregado, estressado e fora de foco, fazer uma lista é a maneira mais fácil e rápida de simplificar.

O que precisa ser feito hoje ou até o final da semana?

Ordene a lista

Decida o que realmente é importante fazer hoje e o que não é urgente.

A forma como você escolhe atribuir importância às tarefas e priorizá-las dependerá de você e de sua lista. Não gaste muito tempo ajustando a lista, siga seu instinto e coloque as coisas em ordem para que você possa começar.

Uma maneira é o método A, B, C, que divide as tarefas por:

A: Tarefas importantes e imprescindíveis que devem ser realizadas hoje.

B: Uma tarefa que pode não ser imediata, mas que se tornará uma prioridade “A” eventualmente.

C: Tarefas de menor importância, embora precisem ser feitas.

Organize de acordo com a importância. Identifique as tarefas mais importantes da sua lista e coloque-as no topo.

Para algumas pessoas, colocar as tarefas mais difíceis na frente e tirá-las do caminho é a melhor maneira de abordar uma lista de tarefas, enquanto outras preferem começar pelas pequenas e progressivamente aumentar.

Calcule o tempo para cada tarefa. Ao lado de cada item, pode ser útil fazer uma breve estimativa de quanto tempo você levará para concluí-lo. Novamente, não gaste muito tempo calculando ou enfatizando esse detalhe.

Depois de considerar o tempo e a importância das tarefas, você terá que colocar algo no topo da lista. Decida o que é que exige sua atenção neste momento e coloque-a lá..

Afaste-se da lista para priorizar o que está no topo

Seja confiante e seguro em saber que você fez uma lista de tarefas e você pode guardá-lo e ignorá-lo por um tempo. Nada mais importa agora além da coisa no topo da sua lista.

Você só precisa se concentrar por um minuto no começo. Limpe tudo, escolha uma tarefa importante e faça isso por um minuto sem trocar. - Como Focar Em Um Objetivo De Cada Vez - Curso FOCO - Arata Academy - Seiiti Arata

5. Não deixe o medo destruir sua ação

O medo é uma batalha constante. Ter muitos objetivos significa que você terá um pouco de medo com cada um deles.Concentrando-se em um grande objetivo, você só tem uma fatia de medo para lidar.

As respostas são muito menos difíceis de encontrar.

Quando você tem muitos objetivos, toda a informação que você consome fica perdida. Ter um grande objetivo faz com que sua mente se concentre em quais conhecimentos você precisa.
Você não pode ser conhecido por tudo.

Concentre-se unicamente em ser realmente bom no seu objetivo.

Essa é a mensagem que eu gostaria de transmitir pra você hoje – a importância de concentrar um objetivo de cada vez. E pra fazer isso, cinco dicas práticas: parar de dizer sim pra tudo; limpar e simplificar seus ambientes; adotar uma postura ativa, tendo seu propósito e seus objetivos em mente; criar listas organizadas de tarefas e não deixar o medo impedir sua ação.

Concentre-se em uma única coisa

Temos tantas informações para armazenar em nossa mente que acabamos esquecendo a maioria das coisas, querendo admitir isso ou não. Concentrar-se em uma coisa libera espaço na sua mente para armazenar todo o conhecimento associado ao seu objetivo.

Ignore informações que você acha que não são necessárias.

Para identificar os nossos objetivos, precisamos reconhecer as nossas necessidades e a intenção por trás dessas necessidades. Isso é ser ativo. - Como Focar Em Um Objetivo De Cada Vez - Curso FOCO - Arata Academy - Seiiti Arata

Fazer apenas uma coisa de cada vez ajuda você a se lembrar mais, fazer mais em menos tempo e trabalhar de maneira mais inteligente.

Quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo, o cérebro é mais estimulado e libera mais dopamina (uma substância química de prazer). Mas estudo após estudo mostrou que, embora a multitarefa possa ser estimulante e até mesmo nos fazer sentir mais produtivos, ela invariavelmente nos torna menos produtivos.

Vimos como é importante ter clareza nos objetivos. Um objetivo de cada vez. Use o formulário acima para informar seu email e começar agora com sua primeira aula especial.

Seiiti Arata

Orientador nos cursos Arata Academy, que já impactaram dezenas de milhares de estudantes em cinco continentes. Profissional de desenvolvimento pessoal considerado escolha número um (top of mind) por líderes, empresários, estudantes e formadores de opinião.

Elimine a falta de FOCO agora.

Sim! Quero ver o vídeo da aula especial agora